Quais são as diferenças entre Content Marketing e Inbound Marketing?

Marcio Chleba
Uma das primeiras dúvidas que surgem ao se estudar Inbound Marketing é compreender a sua diferença para o Content Marketing.
No site da HubSpot encontramos a seguinte definição para Inbound Marketing:
“Inbound marketing tem como objetivo criar experiências valiosas que levem a um impacto positivo sobre as pessoas e seu negócio. Como? Atraindo prospects e consumidores para o seu website e blog através de conteúdos relevantes e úteis. A partir daí, você engaja com eles através de ferramentas conversacionais como email e chat, prometendo uma continuidade na oferta de conteúdo de valor. E, finalmente, você os surpreende ao continuar a agir como um expert e consultor de grande empatia”.
O Content Marketing Institute define Content Marketing da seguinte forma:
“Content marketing é a técnica de marketing que cria e distribui conteúdo relevante, valioso e consistente para atrair e converter um público definido – com o objetivo de direcionar a ação do consumidor para tomar uma ação que gerará retorno para a marca.”
Estas duas definições nos dão perspectivas diferentes: enquanto Inbound Marketing está orientado a gerar tráfego para seu site para, em seguida, captar um lead e transformá-lo em cliente, o Content Marketing está orientado a construir audiências para incentivar os clientes a realizar alguma ação.
Incentivar um cliente a tomar uma ação é muito mais amplo do que incentivar consumidores a entrar em seu site. Não há como implementar uma estratégia de Inbound Marketing sem criar conteúdo valioso, mas é possível desenvolver uma estratégia de Content Marketing onde o objetivo principal não seja gerar tráfego em um site.
Um laboratório farmacêutico pode ter uma estratégia de Content Marketing para incentivar as vendas de um protetor solar nos pontos de venda sem ter como objetivo principal a geração de tráfego em seu site.
Por outro lado, uma empresa de consultoria em negócios pode ter como estratégia desenvolver conteúdo valioso para gerar visitas no seu site, estimular o download de e-books, criar fluxos de nutrição de conteúdo para fazer abordagens comerciais com clientes próximos do momento de compra. Isso é Inbound Marketing.
Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”