Inbound Marketing – O que é e por que é tão importante?

Marcio Chleba

A maneira de se comunicar com o seu público-alvo mudou, graças à tecnologia e a forma com que as pessoas estão conectadas hoje em dia.

E é pensando nessa nova maneira de interagir, manter e de conquistar novos clientes em potencial que surge o Inbound Marketing, que nada mais é do que a produção e o direcionamento de conteúdos qualificados online.

Podemos resumir que o Inbound Marketing são: Ações que visam despertar a atenção e o interesse do seu público-alvo sem que, necessariamente, ocorra a compra naquele exato momento.

O comportamento do consumidor mudou

Hoje em dia, são as pessoas que estão no real controle daquilo que elas querem ver, no sentido de informações.

No Inbound Marketing são os clientes que vem até a sua empresa ou produto. E isso ocorre através dos cliques em ferramentas específicas, redes sociais, links de compartilhamentos e afins. Ou seja, o conteúdo que você disponibilizar, quanto mais atrativo for, melhores serão os resultados.

Conteúdos e ferramentas do Inbound Marketing

Conteúdos realmente atrativos e, que despertam a curiosidade do seu consumidor, não são tão complexos de se fazer – desde que bons profissionais de marketing estejam envolvidos no projeto. Encontre assuntos atuais e interessantes que vão de encontro ao que a sua empresa, produto ou serviço está oferecendo.

Os blogs, por exemplo, são excelentes ferramentas para deixar o seu público-alvo sempre próximo da sua marca, empresa, produto ou serviço. Normalmente eles vêm carregados de informações, servindo como grandes aliados para gerarem confiança e credibilidade.

As mídias sociais atrelam visibilidade ao conteúdo explorado. Por exemplo, se um blog vinculou um assunto atual à um produto ou serviço que você oferece – direta ou indiretamente –  mais e mais pessoas irão compartilhar tais conteúdos e, com isso, a sua rede de prospecção aumentará consideravelmente, ampliando as chances de a curto, médio ou longo prazo isso ser convertido em vendas.

A utilização adequada de técnicas de SEO contribuem para o funcionamento do Inbound Marketing. Ferramentas de busca otimizadas servem como um atalho, para que os consumidores encontrem o conteúdo ao qual a sua empresa ou produto estejam vinculados, o que gerará cliques, interesse e, numa escala normal, o compartilhamento com outras pessoas.

Mas, o Inbound Marketing não se resume apenas à SEO, um plano de comunicação para divulgação dos conteúdos pode contribuir, significativamente, para o sucesso da sua estratégia.

Se planeje com bons profissionais

De nada adianta ter ótimas técnicas de SEO, se o conteúdo apresentado pelo seu negócio não for atraente o suficiente. Assim, como de nada adianta ter um ótimo conteúdo se as suas ferramentas adicionais não garantem cliques, acessos e compartilhamentos.

Para que o Inbound Marketing funcione tudo precisa estar bem alinhado: planejamento, alcance, ação, conversão e engajamento. Tudo forma uma estrutura sólida, que só funcionará com total competência, se cada peça dessa engrenagem estiver devidamente alinhada.

Será que serve para a minha empresa ou produto?

A resposta é sim, mas existem segmentos onde o Inbound Marketing é, atualmente, a mais importante estratégia de marketing, particularmente, nos negócios onde a informação tem papel importante no processo de compra.

Para finalizar, deixamos claro aqui que, o Inbound Marketing se trata de uma comunicação aberta entre a sua empresa e o seu público-alvo.

Através de conteúdos atrativos e relevantes, as ferramentas de busca farão com que o seu negócio tenha visibilidade e assim, seja lembrado e compartilhado, tendo como base fundamental dessa construção de conteúdo uma imagem sólida, confiável e única.

Essas informações são passadas ao seu público-alvo de forma leve, contínua e sem interrupções, deixando com que todo o processo de interesse, mensagem e receptor seja cumprido da melhor maneira possível.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”