Cinco estratégias de inbound marketing para seu site para obter mais leads

Marcio Chleba

O Inbound Marketing está ligado diretamente à geração de leads. Uma geração de tráfego, atraente e bem planejada, pode ser convertida em novos leads e, assim, alavancar o seu negócio.

Logo, daremos agora cinco dicas do que você deve fazer em seu site para obter mais leads e, assim, encurtar o caminho na prospecção de novos clientes.

1) Use conteúdos relevantes e mais diretos

No mundo tecnológico, cada vez mais conectado que temos hoje, as pessoas estão buscando navegações mais interativas e, raramente, param para ler grandes introduções ou textos. Por isso, captar os leads através de conteúdos mais diretos e objetivos, pode ser um ótimo atalho para você conquistar novos clientes.

Conteúdos relevantes através de um blog, por exemplo, tendem a chamar a atenção do público que o seu negócio está voltado e, assim, atraí-lo para o seu site.

Assuntos ligados ao dia-a-dia e as necessidades de seu público-alvo, sabendo intercalar informações e despertar neles a curiosidade, pelo seu produto ou serviço, é o grande segredo para construir conteúdos de fato relevantes e, que tendem a dar bons resultados em curto, médio e longo prazo.

2) Páginas de Conversão (Landing Page)

Essa dica é bastante valiosa. As páginas de conversão, como o próprio nome sugere, funcionam como conversoras de visitantes, do seu site para leads. Ou seja, elas encurtam o caminho de quem chegou na sua página através de um conteúdo relevante, por exemplo, e se tornarão leads, ou seja, potenciais clientes.

A Landing Page, normalmente, não vem carregada de links e abas para serem clicadas, como nos sites tradicionais. Ela, aliás, deve ser direta e trazer em seu cabeçalho a informação precisa da sua oferta, como uma forma de despertar nos seus leads, o interesse por aquilo que é oferecido.

Complementar essa breve informação de oferta, com uma imagem que case exatamente com o que a sua empresa está oferecendo, já garante bons passos no caminho da conversão.

Use informações curtas, mas nem por isso incompletas. Na Landing Page, você deve fragmentar as frases, usar trechos importantes em negrito, falar de benefícios e vídeos explicativos, caso a sua oferta seja mais complexa.

3) Trabalhe melhor as práticas de SEO

Busque a máxima valorização da sua marca ou produto. Essa é a principal dica para as práticas de SEO realmente funcionarem. Uma empresa ou produto, bem falados e que geram satisfação, tendem a aparecer na frente nas indicações de pesquisas feitas pelo motor do Google.

Explore as palavras-chave daquilo que você está ofertando logo nas primeiras linhas da sua página e, também na descrição do seu produto ou serviço.

Usando os termos corretos e atrelados à um conteúdo atrativo, direto e que responda de cara as principais perguntas do seu lead, é muito provável que a sua prática de SEO dê resultados orgânicos muito melhores.

E não se esqueça de sempre explorar o próprio site ou conteúdo para verificar possíveis falhas, além de enriquecer e atualizar seus conteúdos periodicamente, afastando a imagem de que o seu produto ou marca tem uma página “fantasma” e abandonada.

4) Fluxo de automação

É óbvio que você não pode sair “atacando” todo tipo de leads. Uma pessoa interessada em vendas, por exemplo, não tem o interesse de realizar um curso de manutenção de celulares, certo? A segmentação de quem receberá a sua mensagem ou informação, é fundamental para alcançar a já falada conversão.

Segmentar é a grande chave. Separe os seus leads por etapas, por exemplo: interesse no assunto, chance de compra naquele momento, chance de compra em médio e longo prazo, interesse em outros produtos ou serviços etc.

Essa automação garantirá o envio certo e preciso das informações, no tempo correto e com chances reais de ser convertido em vendas, sem encher os seus leads de conteúdos a todo tempo, o que pode gerar um desgaste – e até desinteresse – por parte dele.

5) Comunicação contínua com seus leads

Mais do que boas estratégias, abordadas nesse texto, manter-se sempre lembrado e em comunicação com seus leads, também serve como ferramenta imprescindível na tentativa de convertê-los.

Com a devida automação, gestão de conteúdos atraentes e periodicidade do envio de informações ou conteúdos relevantes, a chance de que a sua prospecção de vendas aumente se tornará real e promissora.

Tudo atrelado ao equilíbrio de não exagerar na dose, enviando dezenas de conteúdos por semana.

Selecione um conteúdo, separe os leads que naquele momento podem se interessar por ele, dispare esse material e meça os resultados posteriormente, para saber se a sua estratégia adotada no momento foi positiva.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”