Principais facilidades de um e-commerce B2B

Marcio Chleba

Todas as estratégias de venda de um produto ou serviço precisam estar direcionadas ao consumidor final, que pode ser uma pessoa física ou jurídica. Seja ações de marketing ou de prospecção direta, no final das contas, é sempre o cliente que vai decidir se comprará de você ou de um concorrente. No caso do B2B, estamos falando de empresas querendo comprar de você.

Sabemos que há uma deficiência no atendimento de vendas às empresas no Brasil. Óbvio que com o conhecimento e aplicação do e-commerce B2B isso tem mudado um pouco, porém, a sua prática influencia na etapa mais importantes de todo o processo: A efetivação da venda.

Por trás de toda a empresa, que está interessada em realizar uma compra, existem pessoas. E são essas pessoas que decidirão pela sua empresa ou pelo concorrente, levando em consideração uma série de fatores que vão desde a facilidade de navegação, informações claras e objetivas até as facilidades de pagamento, preços diferenciais por demanda entre outros.

Clientes querem comprar tempo

Quem é que gosta de navegar por menus de compras extensos e nada funcionais? Hoje em dia, os clientes B2B buscam praticidade, leveza e informações diretas sobre os produtos ou serviços que estão buscando.

Se a sua ferramenta de e-commerce B2B não apresentar funções mais precisas e facilidade de navegação, as chances de o cliente mudar para o concorrente são enormes. Por isso, pense na melhor otimização possível da sua plataforma de e-commerce, colocando-se no lugar do seu cliente e respondendo as seguintes questões:

Você está satisfeito com os menus e informações?

A plataforma está funcional? Fácil de navegar pelas abas?

Há travamentos ou inúmeros pop-ups?

Pesquisas recentes têm apontado que clientes B2B preferem comprar virtualmente, desde que encontrem um ambiente livre de poluição visual, facilidades de acesso, informações precisas e opções variadas de negociação por demanda e parcelamento.

Gestão de clientes

Uma das facilidades do e-commerce B2B está na gestão dos clientes. Seja através da divisão por demandas, preferências, histórico de pedidos entre outras, tudo deve ficar organizado. O cliente também precisa encontrar ferramentas uteis e diretas durante a sua navegação, como recuperação de senhas, seu histórico de compras, etc.

Gestão do catálogo

A apresentação dos produtos se encaixa nessa categoria de facilidade. A distribuição do catálogo em categorias, facilidade de navegação, informações precisas sobre o produto e outras informações, devem atender aos anseios de quem está navegando pelo seu catálogo. Lembre-se do que falamos anteriormente: Os clientes também querem comprar tempo.

Apresentação dos seus produtos

Num e-commerce B2B, esse é um item que chamamos de divisor de águas, pois, ele pode fazer com que o cliente continue navegando ou procure a concorrência.

Otimizar esse acesso para que o seu catálogo, por exemplo, mostre os produtos de acordo com o perfil do cliente que está acessando é uma boa facilidade dentro de um e-commerce.

Atente-se para o fato de que um cliente B2B – na maioria dos casos – conhece bem o produto que está adquirindo. Logo, ele não está interessado em ler as informações completas do fabricante. Seja direto às primeiras informações e, se possível, atrele um código aos seus produtos, pois muitos desses clientes já entrarão na sua plataforma buscando diretamente o que desejam, e não querem ficar navegando por abas e mais abas toda vez que fizerem isso.

Citamos aqui algumas funcionalidades e facilidades que um e-commerce B2B precisa oferecer ao mercado, tendo em vista que a concorrência está cada vez mais agressiva no sentido de conquistar mercado e fidelizar mais e mais clientes.

Quer saber mais: clique aqui

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”