E-mail marketing: convertendo usuários em clientes fiéis

Marcio Chleba
Até hoje o e-mail marketing é uma das ferramentas preferidas das empresas para manter contato e fidelizar seus consumidores ou clientes. Através dele, há a possibilidade de se criar um relacionamento one-to-one, ou seja, cada e-mail pode ser personalizado com conteúdo individual.
Depois de gastar muito dinheiro gerando tráfego para a sua loja virtual, é essencial você pensar como trabalhar melhor esse potencial cliente que foi até o seu site, mas não efetivou a compra. Um dos recursos utilizados é a solicitação de um endereço de e-mail para que você possa mantê-lo atualizado, via e-mailmarketing, enviando informações, ofertas, descontos, entre outros.
Algumas empresas utilizam a estratégia de solicitar apenas informações mais básicas para desenvolver o seu e-mail marketing, como nome e o e-mail do usuário. Após a coleta do opt-in (aceite em receber e-mail da empresa) você pode redirecioná-lo para uma segunda página para informações adicionais, como idade, gênero e CEP e até mesmo informações comportamentais como: festas que gosta de ir, shows e quais as lojas da marca que costuma frequentar.
Segmentação e frequência de email marketing
Divida seus e-mails em grupos de pessoas que podem ser posteriormente utilizados para comunicações distintas. Essa separação pode aumentar consideravelmente o desempenho das campanhas feitas através do e-mail marketing.
As segmentações podem ser feitas de forma demográfica, geográfica e comportamental. A frequência do envio de e-mail marketing deve ser obtida após análise dos resultados de disparos anteriores, além de respeitar a característica de seus clientes. A maioria das empresas faz disparos diários e semanais.
Indicadores de desempenho de email marketing
A avaliação de desempenho deve ser feita após todo disparo de e-mail marketing. O teste A/B sempre é recomendável para se obter as melhores práticas.
Principais indicadores de desempenho:
– Taxa de abertura do e-mail enviado: reflete a qualidade do assunto e a lealdade a marca;
– Taxas de clique no e-mail enviado: reflete a adequação das ofertas à base do disparo;
– Aumento da conversão.
Uma vez na caixa de entrada, a linha de assunto do e-mail é área de maior atenção quando queremos melhorar a efetividade do e-mail marketing.
O assunto deve indicar o que está oferecendo. Cuidado para não gerar uma expectativa e não cumpri-la na mensagem do e-mail. O resultado de taxa de clique será muito ruim.
A mensagem no corpo do e-mail deve ser objetiva e sempre chamar para uma ação do usuário para se obter melhor taxa de clique.
Uma boa ferramenta de disparo de e-mail marketing apresenta resultados instantâneos, possibilidade de agendamento de disparo, limpeza de base, arquivamento de resultado de disparos anteriores, entre outras funcionalidades.
E-mail marketing eticamente correto
Será considerado eticamente correto o e-mail marketing enviado para bases de destinatários que sejam permissionários, tipo opt-in e que apresentem todos os seguintes elementos:
I – Identificação do remetente, com seu endereço de e-mail válido;
II – O remetente deverá enviar mensagens de e-mail marketing por endereço eletrônico vinculado ao seu nome de domínio próprio. É vedada a utilização de domínio de terceiro não pertencente ao mesmo grupo econômico do remetente ou dos parceiros;
III – Assunto sempre relacionado ao conteúdo do e-mail, de fácil identificação pelo destinatário;
IV – Recurso opt-out (pedido de exclusão da lista)
Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”