Você está trabalhando da forma correta com seu e-commerce? Veja 5 dicas para melhorar sua performance!

chleba
chleba

O comércio eletrônico é essencial para quem pretende expandir o seu negócio. Mas o que é preciso para uma loja virtual ter sucesso?

O e-commerce é importante para um negócio não só como uma forma de estar mais acessível ao consumidor que opta por uma compra rápida e simples, mas já é uma estratégia de sobrevivência para muitas empresas, e uma boa tática de expansão para outras.

Seja qual for o motivo que leva uma marca a optar pelas vendas online, alguns sinais fáceis de perceber, como o volume de vendas abaixo do esperado ou um grande número de visitantes que não concluem a compra, podem indicar que alguma coisa não vai bem e que pode ser hora de fazer ajustes para melhorar essa performance.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para alcançar esse objetivo, de forma simples e descomplicada:

 

1. É fácil navegar no seu site? 

Uma boa dica é usar ícones que deixem as opções visualmente mais atrativas e que os produtos contenham descrições especificadas, como prazo de entrega, material, tamanho, cor, etc.

2. O seu site é responsivo?

Muitas vezes o seu consumidor chega até o seu site enquanto está fazendo outras atividades do dia a dia e, neste momento, ele pode estar usando o celular. Se existe alguma dificuldade com essa plataforma, especialmente se ele já conhece o funcionamento do seu site no desktop, é um bom motivo para que ele considere desistir da compra. Ou deixar para depois e acabar esquecendo.

Por isso é imprescindível que seu e-commerce seja responsivo e otimizado para mobile, para que o consumidor tenha uma boa experiência de compra e conclua o pedido com mais facilidade.

3. O processo de compra do seu e-commerce é fácil?

O consumidor deve encontrar o que ele precisa em, no máximo, três cliques. E isso só é possível quando seu site está organizado com filtros de busca inteligentes, com palavras-chave bem definidas, baseadas na necessidade e experiência do consumidor.

Ele também não deve se deparar com formulários extensos ou com a obrigatoriedade de passar por várias páginas ou etapas para finalizar a compra. 

Oferecer a opção de armazenar os dados para facilitar futuras compras pode ser uma boa opção para reter o cliente, mas fique atento para não esbarrar em algum impedimento da Lei Geral de Proteção de Dados.

4. Você investe em conteúdo e SEO? 

O Search Engine Optimization – SEO – é a maneira de trazer seus visitantes até você por meio das palavras-chaves que eles pesquisam nas ferramentas de busca. E a melhor forma de fazer com que as palavras-chaves levem ao seu e-commerce o aumento da taxa de conversão é investir em conteúdo que aproximem sua marca do seu consumidor.

Não é só produzir conteúdo que gere uma venda imediata, mas aquele que fique na cabeça do seu consumidor para que ele se lembre de você quando precisar daquilo que você vende. Por isso, o e-commerce que tem uma área dedicada à blog, por exemplo, pode ter um melhor desempenho que aquele que não tem.

5. Você investe na apresentação do que está vendendo?

Aqui mora um grande perigo: muitas empresas não se preocupam com as imagens que usam para ilustrar aquilo que estão vendendo no e-commerce. Usam imagens com baixa resolução ou que não representam fielmente o que está sendo vendido.

Com uma imagem de boa qualidade, que permita que o consumidor veja todos os detalhes do seu produto em diversos ângulos, fica mais fácil escolher o produto pela afinidade com as características, além de despertar confiança do consumidor que percebe o cuidado na apresentação e associa ao cuidado que ele receberá até o momento da entrega do produto.

Investir também em fotos ou vídeos que demonstrem a usabilidade do produto ou facilitem a compreensão de tamanho, é uma ótima forma de destacar o seu e-commerce e ter uma boa performance em suas vendas.

Para concluir, uma dica bônus: formas de pagamento seguras garantem que o consumidor confie em comprar no seu e-commerce, recomende para outras pessoas e volte sempre para fazer novas compras.

Afinal, não basta ser fácil, precisa ser seguro para todos.

 

Quero receber novidades!

Receba nossas dicas e informações e alavanque seus negócios. Sem spam, prometemos.