O que é transformação digital? Sua empresa está preparada?

chleba

Os últimos meses testemunharam um avanço tecnológico, incluindo a transformação digital de muitas empresas, impulsionadas pelo COVID-19. A forma como as pessoas compram, se comunicam, trabalham e, em geral, o modo de vida das pessoas ao redor do mundo foi transformado.

A revolução digital começou há vários anos e veio definitivamente para ficar, recebeu um impulso devido ao destaque que o mundo digital adquiriu diante das limitações de mobilidade.

A tecnologia adquiriu um papel importante no novo normal, garantindo que as atividades empresariais continuem com segurança.

Pensando nisso, neste artigo, iremos esclarecer o que é a transformação digital e você saberá se a sua empresa está ou não pronta para a transformação digital:

O que é transformação digital?

A transformação digital é o processo de usar tecnologias digitais para criar novos, ou modificar os existentes, processos de negócios, cultura e experiências do cliente para atender aos requisitos de mercado e negócios em constante mudança.

A transformação digital não se restringe ao uso de mais recursos tecnológicos.

Ela se refere a uma mudança de processos internos e externos de uma companhia, em uma ação contínua que envolve muito mais do que apenas o departamento de tecnologia da informação (TI).

À medida que mudamos os processos para ferramentas inteligentes para gerenciar nossos negócios, temos a chance de repensar como fazemos negócios, como envolvemos nossos clientes, com a tecnologia digital do nosso lado.

Conforme embarcam na transformação digital, muitas empresas estão dando um passo para trás para se perguntar se estão realmente fazendo as coisas certas.

Mas como saber se a sua empresa está realmente preparada para a transformação digital?

Sua empresa está preparada?

Adotar a transformação digital na sua empresa impactará positivamente no desempenho, na agilidade na tomada de decisões e na satisfação de funcionários e clientes.

Porém, a maior dificuldade encontrada pelas empresas tem sido a falta de um planejamento adequado. Afinal, o processo de mudança apresenta uma complexidade interna.

Colocar em prática os recursos digitais e tirar deles o melhor proveito não depende apenas de vontade.

Para que as empresas tenham uma melhor performance com o novo processo de trabalho é necessário ter requisitos operacionais, que incluem uma cultura de transformação e o investimento na capacitação de bons profissionais.

Para que as estratégias atinjam a performance esperada, é preciso que os gestores saibam aplicar uma cultura de transformação em suas companhias, e da colaboração de funcionários em todos os níveis e setores.

A partir dessa integração, a identificação de falhas e a correção é feita de forma que os prejuízos sejam amenizados.

Assim como possuir funcionários com a capacitação adequada para a aplicação de novas tecnologias, as empresas precisam identificar quais ferramentas serão realmente necessárias e assertivas para otimizar os seus serviços e que trarão melhores resultados.

Adotar recursos tecnológicos, otimiza fatores internos, aumenta a satisfação dos próprios empregados e permite que suas funções sejam melhor executadas.

A transformação digital é o caminho para alcançar metas e resultados corporativos esperados. Essa transformação torna as empresas mais produtivas e competitivas em seus mercados.

Veja também: Você está trabalhando da forma correta com seu e-commerce? Veja 5 dicas para melhorar sua performance!