UX: O que é e qual a importância do User Experience

chleba

 

No mundo digital, qualquer usuário é um provável cliente de uma empresa. Quando falamos da experiência do usuário ou também chamada UX, estamos pensando em estratégias que  ajude essa pessoa encontrar rapidamente o que procura, de modo que fique satisfeita com a prática e isso instigue ela permanecer mais tempo no site ou aplicativo para descobrir outros conteúdos.

 

Seja em sites para desktop, sites para mobile ou aplicativos, a experiência que esse usuário desfruta ao ter contato com uma marca pode levar a uma interação confiável e assim fidelizando um cliente. Dentro do UX, muitos elementos podem ser usados para este intuito como a qualidade visual e textual dos conteúdos e elementos de um site, eficiência, acessibilidade e capacidade de ser adaptado para todas as categorias de dispositivos.


Vários estudos já apontam a importância de investir no segmento para a reputação de uma empresa. Uma pesquisa do Marketing Grader em 2017 mostrou que dos 700 milhões de sites que existem, 72% não conseguem envolver os usuários de forma consistente ou gerar conversões.

Esse problema não está somente ligado aos websites, quando falamos de aplicativos também percebemos lacunas. De acordo com um estudo recente da Nielsen, dos 1,6 milhões de aplicativos disponíveis, apenas 200 são responsáveis ​​por 70% de todo o uso, sendo que três em cada quatro aplicativos nem são usados ​​além do download inicial.

 

Como seu site ou aplicativo está atingindo os seus clientes? Você acredita que a experiência do cliente é satisfatória? Os feedbacks sobre esses dispositivos são positivos ou negativos? Essas perguntas pontuam um norte de como anda a sua estratégia na área e auxiliam como descobrir aprimoramentos ou correções.