O que é marketing de performance?

Marcio Chleba

Marketing de performance é uma estratégia de gestão de negócios que objetiva a obtenção do melhor desempenho possível em campanhas de geração de vendas on-line, de obtenção de leads para a área de vendas ou de obtenção de engajamento com um determinado público alvo.

Na maior parte das vezes o marketing de performance se utiliza de mídias digitais para geração de tráfego em sites de comércio eletrônico, em sites que incentivam o contato do cliente a equipe comercial, ou ações de engajamento como download de aplicativos, leitura de conteúdo, visualização de vídeos e assim por diante.

Uma das premissas do marketing de performance é estabelecer quais indicadores de performance serão utilizados para medir o resultado e o desempenho das ações de marketing.

Existem basicamente dos tipos de indicadores de performance, os indicadores de auditoria de resultados e os de análise de desempenho.

Os indicadores de auditoria são métricas não calculadas como o volume de vendas, a quantidade de leads, ou a quantidade de downloads, que serão usados para compara-los com uma determinada meta estabelecida para cada indicador.

Os indicadores de desempenho são métricas calculadas como o retorno sobre o investimento em mídia (ROAS), taxa de conversão, coeficiente de aprovação, custo por lead, etc, que são usados para comparar seu desempenho entre mídias, entre campanhas, entre diferentes meses, horários, dias da semana, para identificar onde ocorreram os melhores e piores resultados.

A gestão de marketing de performance requer a utilização de plataformas de métricas como o Google Analytics, o Add Intelligence, entre outras; para contabilizar as métricas e permitir a análise de resultados e de desempenho.

O marketing de performance é uma estratégia que visa a melhoria incremental dos resultados dos esforços de marketing de forma a alcançar os objetivos dos negócios on-line.

 

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”