O que é e qual é a importância do Google Quality Score?

Marcio Chleba

O Quality Score do Google nada mais é do que uma ferramenta que pode colocar em evidência nas pesquisas a sua marca, empresa, produto ou serviço. E ela serve como um bom e seguro indício de que a sua campanha ou anúncio está bem ou mal colocado.

O Quality Score trabalha com números de 1 a 10, onde 1 significa que as coisas não andam nada boas no seu anúncio e, 10, que tudo está no mais absoluto controle – se assim podemos dizer -. Em suma, quanto maior o número, menor será o preço que a empresa terá que pagar para ter o seu nome em evidência.

 

O Quality Score e seus componentes

 

O CTR (Clickthroug Rate) nada mais é do que a quantidade de vezes em que alguém clica no seu anúncio. É o conhecido “clique sobre impressões”. Quanto mais vezes um anúncio é clicado, melhor ranqueado ele estará.

O Google costuma dizer que o CTR é a métrica mais importante do Quality Score, já que através do número de cliques que um anúncio tem é mais fácil entender a sua relevância perante o seu público-alvo. Se o anúncio fracassar nesses cliques, para o Google isso não é nada bom.

Como 2º componente importante do Quality Score podemos citar a relevância. Sim, as Keywords, anúncios e a pesquisa de um utilizador são medidos de acordo com a relevância da pesquisa de um indivíduo.

E o 3º – mas não menos importante componente – a qualidade da Landing Page, que nada mais é do que a página para onde o cliente é levado após clicar no seu anúncio.

A facilidade de navegação em uma Landing Page, assim como a facilidade que o cliente encontra em buscar informações nela determinarão o sucesso – ou não – desse componente.

Como exemplos de uma Landing Page funcional – e que tem tudo para gerar conversões – podemos citar aquelas de conteúdo original, relevante, sucinto, sem muitos pop-ups ou guias de navegação que vão abrindo as informações aos poucos, deixando a tela de navegação do consumidor cheia de janelas desnecessárias, que podem gerar inclusive travamentos.

Basta se colocar no lugar do cliente: Quando você navega por um anúncio e é direcionado para outra página, você prefere encontrar facilidades e rapidez até finalizar a sua compra ou esbarrar em diversos conteúdos e janelas antes de dar o “ok” final?

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”