Onde encontrar inspiração para temas do seu blog

Marcio Chleba

Já vimos anteriormente que um blog precisa ser atraente e, dentre outras coisas, trazer conteúdos relevantes, interessantes e que estejam de acordo com a atualidade, ou que resgate algum assunto passado que ganhou nova visibilidade nos dias de hoje.

E, infelizmente, é normal encontrarmos pela internet dezenas de blogs que contam com layouts bacanas, bem desenhados, abas de navegação bem definidas, mas que acabam pecando justamente no conteúdo, o que compromete todas as estratégias pensadas e trabalhadas para ele.

Há algumas dicas que podemos te passar para que você alcance conteúdos interessantes e, assim, deixe o seu blog muito mais interessante e como referência no mercado.

  1. A) Quais os temas em destaque no seu setor?

Por mais que pareça redundante, é fundamental saber quais são os temas que, no momento, estão em destaque no setor que o seu blog é destinado, e isso pode ser feito através de pesquisas em portais de notícia, opinião de especialistas, grupos de profissionais do ramo em redes sociais, filmes, séries, entre outros.

  1. B) Blogs internacionais

Muitas tendências surgem fora do Brasil. E seria fantástico se antecipar a elas, verificando o que os blogs internacionais estão discutindo. Isso mostra não apenas uma atualização sobre conteúdos, mas também que o seu blog quer se tornar uma boa referência para determinado ramo, estando sempre um passo a frente dos demais.

  1. C) Tendências de busca

Comparações entre o Similar Web, Google Trends e SEM Rush. Todas são ótimas ferramentas que indicam qual tem sido a tendência de termos ou assuntos mais procurados do momento. Isso facilita muito no entendimento do que o seu segmento quer, procura e enfrenta na atualidade.

  1. D) Conteúdos com datas comemorativas

Datas comemorativas surgem como grande opção para que você crie conteúdos para seu blog. Mas, obviamente, isso não pode ser feito da noite para o dia. Ter um calendário atualizado, e que mostre todas as datas em que assuntos do seu ramo podem receber destaque, funciona como um grande aliado de conteúdos relevantes, atuais e que podem gerar vários acessos. Basta se programar e planejar tudo com calma, sem pressa.

  1. E) O diálogo é importante

Se não existe diálogo entre você e a sua equipe, o caminho para o insucesso será inevitável. É preciso conversar com outras pessoas que também estejam engajadas em pensar, formular e criar conteúdos ao seu blog. Muitas vezes a visão de mundo de uma pessoa é diferente da sua e, assim, a concepção sobre a relevância deste ou daquele assunto, também.

Tenha sempre a cabeça aberta para sugestões e novas ideias. Não se tranque numa bolha achando que apenas o seu feeling é o certo e o mais preciso. Entenda que uma equipe bem alinhada pode chegar ao sucesso de forma muito mais tranquila e organizada.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”