Oito tipos de conteúdo para o sucesso de seu blog

Marcio Chleba

Conteúdos relevantes são uma das melhoras formas de atrair ou engajar clientes para as empresas. E os blogs tem desempenhado um papel muito importante nesse quesito, já que o acesso a esse tipo de página tem crescido gradualmente nos últimos anos, graças também à essa otimização dos conteúdos.

Você pode considerar que um conteúdo tem qualidade quando sabe exatamente com quem você está se comunicando, a forma como essa comunicação acontece e o objetivo dessa informação. Se esses requisitos forem acertadamente desenvolvidos, pode-se considerar que o blog e o conteúdo atingiram o seu objetivo.

 

Oito tipos de conteúdo para o sucesso

 

Os materiais educativos podem ser citados como um tipo de conteúdo para o sucesso de um blog. As pessoas tendem a gostar dos “como fazer”, “o que é”, “saiba usar”, essas coisas. É uma boa estratégia para obter bons resultados.

O segundo tipo de conteúdo de sucesso para um blog são os resumos de pesquisa. O público em geral tende a querer ler sobre como outras pessoas estão pensando sobre um determinado tema. Tema esse em que elas, de alguma forma, também estão inseridas.

O terceiro tipo de conteúdo de sucesso para um blog são as opiniões sobre algum assunto quente do momento. Identifique o público interessado e faça uma análise sobre algum tema relevante que esteja na mídia e sendo discutido por várias pessoas.

Como quarto tipo de conteúdo de sucesso estão as postagens baseadas em dúvidas. Como disse Albert Einstein, “não são as respostas que movem o mundo. São as perguntas.”  Com essa afirmativa nem é preciso dizer que publicações que focam em responder dúvidas comuns são um sucesso para os blogs.

O quinto conteúdo que podemos citar para o sucesso de um blog são os tutorias passo-a-passo. As pessoas tendem a gostar de seguir orientações sobre alguma receita, por exemplo, e atingirem o sucesso ao final. É motivador e, além disso, causa a sensação de bem-estar.

As notícias também entram nesse leque de conteúdos que podem ser um sucesso aos blogs. E aqui elas ocupam a posição de sexto conteúdo. Com a era da tecnologia e das informações em velocidade, se mostrar antenado aos fatos do dia-a-dia ajuda a aproximar a sua empresa ou marca dos consumidores que estão o tempo todo conectados.

O sétimo conteúdo também relevante são os casos de sucesso. As pessoas gostam de saber como um fato virou um sucesso, os caminhos trilhados, dificuldades vencidas e barreiras enfrentadas. Isso serve de motivação e tende a ser um material que gera muitos acessos.

E, por último, como oitavo conteúdo de sucesso para um blog estão os comparativos. Pessoas ligadas às áreas de especialidade gostam de observar números, cases de sucesso ou insucesso, entre outros. Os comparativos também atraem os consumidores, principalmente se estiverem ligados à assuntos do cotidiano, que esbarram no dia-a-dia comum.

Como podemos observar há inúmeras opções de conteúdos que podem servir como um atalho para o sucesso de um blog.

Basta ter criatividade, engajamento e profissionais por trás desse planejamento para que tudo aconteça da forma mais tranquila e natural.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”