Não despreze o áudio como estratégia de Marketing Digital

Marcio Chleba

 

Áudio Marketing, já ouviu falar?

Acompanhando o intenso ritmo dos usuários que consomem informações enquanto realizam suas multitarefas, o Áudio parece ser a grande tendência no momento do Content Marketing.

Tal como disse o guru do marketing Gary Vaynerchuk ao perceber que a “Uber seria bem-sucedida por vender tempo e não apenas transporte”, acredita-se no sucesso do áudio nos próximos anos, justamente por esta ferramenta proporcionar uma conveniência incomparável em questão de otimização de tempo, com qualquer outra. Tanto que são estimados para as despesas anuais com anúncios de áudio no mundo todo, algo em torno de 32 bilhões de dólares.

É possível impulsionar o conteúdo de sites ou blogs com publicações narradas, que devem transmitir emoção, assim como fazia o rádio nos anos 30. Em seguida, é só disponibilizar a gravação em um player exclusivo para ser encaixado no design do site ou blog, que solicita o e-mail dos visitantes, sendo assim útil também na captura de leads. Além disso, disponibilizar sons no site ou blog pode facilitar a navegação do visitante ou torná-la mais agradável.

Todos os dias 1/3 das 3,5 bilhões de pesquisas feitas no Google são realizadas por comando de voz, principalmente com os assistentes pessoais como a Siri ou a Alexa. Portanto, para ter destaque nas buscas da plataforma, é importante que o site ou blog da empresa esteja desenvolvido para esse recurso.

Outra alternativa de usufruir do Áudio Marketing é compartilhar audiogramas nas redes sociais – Facebook, Instagram e Twitter, com conteúdo de som sobreposto em imagens estáticas ou gráficos, o que pode proporcionar mais vitalidade aos posts. Ainda é interessante fazer uso do Live Áudio disponível no Facebook.

Já o Podcast, a popular mídia de transmissão de informações com seus temas variados, também é uma boa solução de negócio, principalmente para as empresas que buscam fornecer informações, a exemplo do mercado literário ou preparatório para concursos. 

Especialistas em marketing afirmam que igualmente consegue-se atrair um público razoável, interessado nas experiências da empresa e em conhecer seus produtos em tempo real, promovendo um webnário, em que ainda é possível tirar dúvidas e participar de debates. Essas webconferências são excelentes na hora de fidelizar os clientes, que podem ter contato com um especialista, diretor e, talvez, até realizar uma compra.

Entretanto, uma estratégia que não pode faltar em um plano de Áudio Marketing impactante, são os tradicionais depoimentos colhidos de clientes satisfeitos, repletos de sentimentalismo e sinceridade, afinal desde os tempos mais remotos as pessoas acreditam na palavra falada e quem sabe, não é a confiança a alma do negócio.

Fonte: https://planejadorweb.com.br

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”