Tudo o que você precisa saber sobre Gatilhos Mentais

chleba
chleba

Você gostaria de saber como obter mais clientes que mal podem esperar para comprar seus produtos e serviços? Use gatilhos mentais! É muito mais simples do que você imagina!

Todos os seres humanos têm essencialmente os mesmos gatilhos mentais que impulsionam as ações.

Gatilhos mentais são formas eficientes, rápidas e certeiras para desenrolar alguma negociação e convertê-la em uma venda

Usá-los é ser estratégico e consciente do que é preciso fazer para garantir que o cliente irá comprar o que você vende.

Para influenciar e entender seus clientes, você precisa saber o que são esses gatilhos e como utilizá-los em sua estratégia:

O que são gatilhos mentais

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

Neste sentido, o marketing e vendas precisam entender o comportamento do consumidor e o que ele levar em consideração ao comprar, além de entender como se dá esse processo. Assim, as estratégias podem ter uma margem maior de assertividade.

Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Gatilhos psicológicos e como usá-los em sua estratégia

Separamos 5 gatilhos mentais para ajudar você a acelerar vendas e garantir que mais oportunidades sejam ganhas. Confira:

Escassez

O gatilho da escassez bastante usado. Quando as pessoas percebem que alguma coisa está acabando, elas correm logo para não perder a chance.

Esse gatilho ficou evidente no início da pandemia do coronavírus, quando as pessoas compraram pilhas de papel higiênico, porque havia uma percepção de que esse produto poderia faltar nos meses seguintes.

Esse gatilho é usado para estimular as pessoas a decidirem logo uma compra. Dizer que há poucos produtos em estoque, que as vagas são limitadas ou que um bônus será dado apenas para os primeiros clientes desperta a ação. Se o benefício é escasso, é preciso aproveitar logo!

Urgência

O gatilho da urgência está próximo do gatilho da escassez, porque também desperta a sensação: “está acabando, preciso correr!”. Porém, a urgência está mais relacionada ao tempo. Então, é preciso correr para não perder o prazo!

Isso é bastante usado em campanhas promocionais e descontos por tempo limitado. Expressões como “não perca!” ou “é só até amanhã” são bastante comuns, além do reloginho fazendo contagem regressiva.

Novidade

Em marketing e vendas, o anúncio de lançamento de novos produtos costuma gerar expectativas. O potencial de prazer nos faz gostar do que é novo.

Pequenas adaptações também podem ser anunciadas como grande novidade.

Como os times de futebol lançam novas camisas a cada temporada.

A novidade faz os torcedores correrem até as lojas para comprar a camisa nova, mesmo que ela seja quase idêntica à do ano anterior.

Autoridade

O gatilho da autoridade mostra que damos mais credibilidade para quem é reconhecido como autoridade.

Perceba que essa autoridade precisa ser conquistada, não adianta chegar e dizer que você sabe tudo. É preciso construir relações e ganhar a confiança das pessoas.

Construir autoridade em seu nicho é uma das melhores formas de conquistar os clientes.

Prova social

O gatilho da prova social acontece quando tomamos decisões com base no que as pessoas pensam ou nas expectativas que têm sobre nós.

As tendências de moda se baseiam nessa ideia. Quando percebemos que todo mundo está usando determinado tipo de calça, queremos também ter uma.

No marketing da sua empresa, mostre quantas pessoas já confiaram na sua marca e explore o que os clientes têm a falar sobre você, em depoimentos e estudos de caso. Ao ver que outros clientes tiveram sucesso, as pessoas tendem a confiar mais na sua marca.

Como já foi dito neste artigo, a transformação digital não é um processo que envolve exclusivamente o setor de tecnologia da informação.

No entanto, a necessidade de inovação em recursos digitais como um fator de competitividade tem colocado os profissionais de TI sob pressão.

Quero receber novidades!

Receba nossas dicas e informações e alavanque seus negócios. Sem spam, prometemos.