Site responsivo sem estratégia dá resultado?

Ricardo Pompeo

Vejo muitas pessoas extremamente preocupadas em criar para seu site uma versão responsiva, mas a pergunta é: Qual sua estratégia de vendas para os que não usam seu site em uma versão tradicional de desktop ou notebook?

Vamos a alguns conceitos:

Versão responsiva de um site (e-commerce ou não) diz respeito à adaptação para um tamanho de device, que fará com que seu site tenha uma navegação confortável;

Versão mobile de um site se dirige especificamente ao smartphone;

Aplicativo mobile (app) é um programa instalado através da App Store, Google Play ou Windows Store no seu smartphone ou tablet.

As estatísticas não mentem: quase 70% das compras finalizadas na versão desktop são provenientes de equipamentos mobile. Não há dúvida que a versão responsiva deve ser desenvolvida. Todos os sites terão que ser adaptados para outros devices —tablets, smartphones, quiosques, smart tvs, vending machines, etc — mas cada um terá que ter a estratégia correta. Alguém colocaria uma planilha de Excel com cinco abas para leitura em um smartphone? Vocês deixariam de colocar um vídeo sobre um produto em um tablet? O dono de um restaurante não colocaria a funcionalidade de ligação para a versão smartphone? Uma imobiliária deixaria de colocar contato via WhatsApp no smartphone como ferramenta de apoio ao corretores?

As perguntas acima são fáceis de responder. Porém, não podemos nos iludir: um site responsivo por si só não garante uma boa performance em vendas/conversão. Então surgem perguntas não tão fáceis de responder: “Converto meu site para um app?”, “Crio uma versão responsiva ou uma versão mobile?”.

Se a decisão for pelo aplicativo, temos na sequencia a pergunta: “Será que alguém vai querer baixar meu app para comprar na minha loja somente três vezes ao ano?” Caso a escolha seja a versão responsiva ou mobile, surge outra questão: “Será que tenho estratégia para meu site responsivo ou mobile?”.

Se o motivo da conversão para responsivo for para termos compatibilidade, perfeito. Vá em frente. Porém, lembre-se que se não tivermos uma estratégia de vendas (promoções especiais, cupom de descontos), display, campanhas de adwords dirigidas, não espere grande resultado da versão responsiva. Como sempre, tudo tem que andar junto: estratégia, campanha, operação e tecnologia.

Autor: Ricardo Pompeo