O que é automação de marketing?

Marcio Chleba

A palavra automação pode arremeter, diretamente, à automação industrial, e é inevitável que pensemos naquelas grandes fábricas com suas máquinas, robôs, tecnologia, entre outras coisas. Só que aqui, na automação de marketing, além de realmente utilizarmos muita tecnologia, é preciso muito… muito material humano.

Podemos dizer que a automação de marketing é a forma de aumentar as vendas de uma empresa sem, necessariamente, aumentar o número de vendedores para essa função. Ou seja, é a forma de alinhar a tecnologia ao material humano (profissionais de marketing) para aumentar as receitas.

 

A automação como trampolim de vendas

 

No caminho entre a comunicação da empresa com o seu cliente há diversos pontos de percepção. Seja numa resposta de e-mail, postagem no Facebook, através de uma hashtag no Instagram, ligações, canais de SAC, informações em um site e etc… Cada um desses exemplos funciona como um ponto de percepção (como dito acima) na linha tênue entre a comunicação com a empresa.

Agora, pegue todas essas informações sobre um determinado cliente e realize uma análise. Saiba quando e o porque ele acessou o site da empresa ou marca, quais e-mails trocou e o teor do assunto, o motivo pelo qual ele entrou em contato com o SAC, quantas publicações no Facebook ele reagiu e como reagiu, qual imagem no Instagram ele comentou e afins.

A coleta desses dados é importante para segmentar a sua base, aprimorar essa comunicação através da customização do conteúdo e, é claro, de uma qualidade melhor dos leads para gerar os processos de conversão de vendas.

Todo e qualquer cliente ou empresa gosta de saber em números, gráficos, comparativos e dados de como determinada ação se saiu com os consumidores.

Seja através de cliques nas redes sociais, visualização de conteúdos ou tempo de navegação em menus do site, com a automação de marketing é possível reunir todos esses dados de forma muito mais precisa e direta através de ferramentas de controle e observação de demanda, por exemplo, dentre outras.

 

Tornando-se relevante

 

A automação de marketing vem se tornando cada vez mais relevante, tendo em vista que cada vez mais empresas tem notado a importância em mesclar tecnologia com análise de dados e informações visando a tão sonhada conversão.

Um cliente, hoje, pode não ser um potencial comprador. Porém, à médio ou longo prazo ele pode se tornar um em potencial. E essa identificação só é possível através de uma boa interpretação dos dados que a automação de marketing é capaz de mostrar e gerir.

Como vivemos na era da informação e da tecnologia, onde milhões de pessoas estão conectadas diariamente, minuto-a-minuto, através de tablets, celulares, computadores e, inclusive, smart Tvs, observar corretamente todo o processo de comunicação que envolve a ligação empresa x cliente é o grande atalho para o sucesso.

E vale ressaltar que um cliente satisfeito pode falar bem da sua experiência para um, dois ou três amigos. Agora, um cliente insatisfeito tende a compartilhar essa experiência ruim com centenas de pessoas, o que pode refletir na imagem e reputação da marca ou produto.

Podemos dizer, para encerrar, que a automação de marketing está ligada diretamente à redução do ciclo de vendas, fazendo com que o cliente em potencial de conversão gaste menos tempo argumentando, perguntando e questionando, da próxima vez que entrar em contato com a sua empresa.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”