Lifetime value (ltv) no e-commerce

Marcio Chleba

Lifetime value (LTV) é uma métrica que estabelece o potencial de receita gerado por um grupo de clientes ao longo de um determinado período através de compras recorrentes.

Esta é uma métrica fundamental para a análise de retorno de investimento em mídia, pois medir o desempenho das campanhas com base apenas no valor gasto para gerar o primeiro pedido de um cliente pode levar o anunciante a avaliar de forma incorreta o benefício do investimento.

O Lifetime Value permite mensurar, através do valor e da quantidade de recorrências de compra, o valor dos clientes, ou do grupo de clientes, como aqueles conquistados por mídia, por campanha, etc. Ao analisar o retorno de investimento em mídia, é preciso levar em consideração o valor gasto na mídia, o volume de vendas ocorridas imediatamente e o Lifetime Value esperado para um determinado período de tempo, tendo como base o LTV histórico.

Desta forma, você e seus superiores terão uma visão mais realista dos benefícios de investimento em mídia. A plataforma de métricas Add Intelligence oferece diversas visões de Lifetime Value, considerando a frequência média, o volume e a recência de compras por mídia, por campanha e por diferentes períodos de tempo. Assim é possível mensurar claramente o retorno sobre o investimento em mídia.

Quando o Lifetime Value passa a ser uma métrica tão importante quanto o retorno imediato sobre investimento em mídia, os gestores de e-commerce passam a implementar campanhas para sua base de clientes com o objetivo de aumentar o LTV.

Para isso, é fundamental implementar diversas campanhas customizadas para os desejos e necessidades de cada grupo de clientes, como por exemplo:

– campanha para clientes que compraram algum produto, oferecendo outro, que tem tudo a ver com o que eles já compraram;
– campanha específica para novos clientes com incentivo para a próxima compra;
– campanha com cupom de desconto para clientes que não compram há mais de 120 dias;
– campanha oferecendo um cupom de desconto para os aniversariantes da semana.

Para automatizar as campanhas como essas e muitas outras através do Facebook, Instagram, e-mail marketing, YouTube, Gmail, Google e push alert, você pode utilizar a plataforma de digital CRM Ativem. Portanto, quando você começar a medir o LTV, certamente verá mais valor nos investimentos em mídia, investirá mais em mídia para adquirir novos clientes e irá intensificar as campanhas promocionais para sua base de clientes visando a ampliar o LTV de sua operação.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”