Como funciona uma plataforma de gestão de programa de fidelidade

Marcio Chleba

Antes de mais nada é fundamental atualizarmos aqui o conceito de programa de fidelidade, suas finalidades, benefícios entre outras vantagens, pois, muitas pessoas acreditam saber exatamente do que se trata, mas poucas tem o devido conhecimento da sua importância e alcance.

Falar de um programa de fidelidade não é encher a caixa de e-mail de seus clientes com mensagens ou o celular deles de SMS, constantes e insistentes, sobre o resgate dos pontos. Aqui, o objetivo é incentivar esse relacionamento de forma sutil, agradável e que mostre com clareza que o seu cliente só tem a ganhar estando fidelizado a você.

Entrando na gestão de programas de fidelidade

Agora, falando da gestão de programas de fidelidade, é importante salientar que uma plataforma adequada e funcional para trabalhar, com esse tipo de agrado aos seus clientes, é indispensável, pois, tudo o que você vai lidar aqui tem a ver com números, pontos e afins.

A plataforma deve auxiliar, também, no controle do extrato de cada cliente, tendo ele preferência por fazer os seus resgates de premiações em lojas virtuais, físicas ou em dinheiro. Isso varia da política de programa de fidelidade da sua empresa e o que ela pode oferecer.

Essa mesma plataforma deve ser desenhada para trabalhar, automaticamente, entre todos os processos que envolvem um programa de fidelidade organizado e funcional: Desde o cadastro do cliente, passando pela soma dos pontos, contagem da validade dos mesmos até a etapa final, que seria o resgate e a entrega do produto.

Porém, a plataforma também deve dar a opção da inserção manual de informações, sejam elas atualizações de endereço, telefone e até algum acumulo de pontos que, por ventura, pode não ter sido inserido da forma automática.

Gerenciamento de promoções sobre os pontos

Já que a concorrência está investindo pesado nessas plataformas de gerenciamento dos programas de fidelidade, não basta apenas fazer o “feijão com arroz”: Cadastrar os clientes, eles somarem os pontos e resgatá-los. É indispensável que se pense em estratégias de fidelização dentro da fidelização. Como assim?

Fazer promoções em cima dos pontos já acumulados pelos seus clientes também serve como um grande atrativo. E as campanhas em cima disso devem ser discutidas com a sua equipe de marketing, porém, deve-se pensar que os clientes gostam de se sentir importantes e valorizados. Logo, a estratégia na plataforma de gestão de programa de fidelidade deve ser atribuída com ousadia, mas sempre com os pés no chão.

Gerencie os relatórios

A plataforma de gestão de programa de fidelidade deve dar a possibilidade da sua empresa criar e monitorar os relatórios de todo o processo que envolve a sua atribuição.

Ter o extrato de quantos resgates foram feitos em determinada loja física ou virtual, período em que mais aconteceram esses resgates, total de pontos acumulados e em quanto tempo, produtos mais procurados como opções de resgate e afins.

Como você pode perceber ter uma plataforma de gestão de programa de fidelidade é garantir todo o controle de sua ferramenta, analisando informações, cruzando dados e, em conjunto com outros setores, servir de base para a preparação de campanhas específicas, visando sempre a fidelização dos clientes com a máxima sensação de satisfação.

Quer saber mais: clique aqui

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”