3 principais mudanças da jornada de compra no pós-pandemia

chleba

A rotina retorna devagar para o dia a dia semelhante que existia antes da COVID-19. Em breve poderemos respirar aliviados por vivenciar um dos momentos mais instáveis deste século. Apesar de muita insegurança, a pandemia acelerou diversas transformações que vieram para ficar assim como no comportamento de consumo. Atualmente as pessoas priorizam o essencial e diminuíram o impulso das compras incentivadas também por mudanças como o aumento das taxas de desemprego e alta nos preços de alguns produtos incluindo os alimentos.

Para entender como será a jornada de compra no pós-pandemia, é preciso ficar atento aos seguintes pontos: 

 

A consolidação do E-commerce

 

Nunca foi tão fácil comprar sem sair de casa. Seja em aplicativos para celular ou em sites, o consumo virtual está bem aquecido. Um estudo recente da Webshoppers mostrou em prática o poder consolidado do e-commerce no país. O faturamento do e-commerce em 2020 cresceu 41% somando mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros no último ano. Isso significa que essa foi a maior alta percentual desde 2007.


Com a volta da presença das pessoas nas ruas, o e-commerce não será um concorrente das lojas físicas e sim mais um complemento de vendas. Para mostrar o futuro promissor do segmento é só ver os resultados de outra pesquisa  “The Global Payments Report 2021”. O estudo apontou que o mercado de e-commerce deve crescer 57% até 2024 no país. 

 


Saber quem é seu cliente é seu maior triunfo

Personas e características nunca foram tão importantes para saber produzir um conteúdo ou vender um produto. Se antes existiam os clientes do ponto físico, hoje qualquer pessoa que estiver usando as redes sociais pode ser um cliente. Para ter assertividade na hora de oferecer uma solução é preciso entender a personalidade, idade, formação acadêmica entre outras características. A partir disso você consegue responder algumas questões como : você tem o conteúdo certo para cada etapa da jornada de compra? Está devidamente adaptado às necessidades de cada segmentação?

Ao utilizar a segmentação de clientes e personas, você pode trazer insights mais profundos para estratégias de mídia e abordagens de marketing criativas. Desta forma, essas informações auxiliam o tom de voz e a intenção da marca durante a jornada completa do cliente.

 

Mundo offline ou mundo online?  

A nova vivência apresentou uma mudança na realidade quando se trata de construir e converter o pipeline de vendas. Eventos presenciais e conferências tornaram-se virtuais e a primeira venda digital rapidamente se tornou a nova norma na ausência de reuniões pessoais. O Liveshopping é uma tendência que deve crescer com o crescimento de streamings e lives que ainda serão consumidas em um mundo pós-pandemia. Os eventos presenciais e as conferências ainda terão sua importância, contudo as empresas precisam recriar a intensidade da tomada de decisões de vendas através de eventos virtuais e processos de vendas digitais.