Quais são as diferenças entre Community Management e Social Media Marketing

Marcio Chleba

Mais de 2 bilhões de pessoas usam redes sociais no mundo. Só no Brasil esse número passa da casa dos 90 milhões, o que significa um dado de extrema expressão. E muitas marcas ou empresas estão sabendo aproveitar isso, com ações e campanhas ligadas diretamente às mídias sociais.

Mais do que buscar novos públicos em potencial é também fidelizar aquele já existente, e isso passa por um completo trabalho de marketing, que precisa estar cada vez mais profissionalizado e por dentro das novas tecnologias, suas ferramentas, novas formas de se comunicar, formas de uso e afins.

 

Community Management X Social Media Marketing

 

Não confunda o trabalho e papel de um e do outro. O Community Management e o Social Media Marketing não desempenham a mesma função. Apesar de trabalharem em conjunto, eles planejam – ou deveriam planejar – as suas ações em núcleos distintos: Um foca no que já está ligado à empresa ou marca, enquanto o outro vai buscar a amplitude, ou seja, novos públicos para conversão.

De uma forma mais claras podemos dizer que o Social Media trabalha em ações que visam aumentar a conversão, criar os conteúdos para as redes sociais, responder as dúvidas que podem surgir por parte dos clientes na rede, construir a presença forte da marca nas redes e etc…

Já o Community management se planeja para aumentar o engajamento, por exemplo, “recepciona” os novos membros, cuida de eventos, promoções, divulgação, monta relatórios baseados no comportamento dos usuários em cada rede social, entre outras funções.

Sabemos que no mercado atual há empresas ou pessoas que trabalham apenas com o desenvolvimento de conteúdo para a internet e, outros, para a coleta, análise e apresentação dos dados sobre o comportamento dos internautas e métricas. Tudo que possa auxiliar para “abortar” uma campanha, focar em outra e assim por diante.

 

Um atrai os clientes e o outro recepciona

 

Em suma, então, podemos afirmar que o Social Media Marketing é responsável por buscar novos clientes em potencial. Feito isso, entra o trabalho do Community Management, que recepcionará esses clientes, dando-lhes as boas-vindas.

Você deve ter notado, ao ler este texto, que as redes sociais exercem um papel fundamental para o marketing geral, trazendo perspectivas e possibilidades de sucesso através das conversões, já que milhares de pessoas estão conectadas a elas em todo e qualquer segundo.

Porém, você também deve ter percebido que trabalhar adequadamente com essas ferramentas exige cada vez mais profissionais engajados e realmente conhecedores dessas ferramentas e suas funcionalidades.

Além do mais é necessário ter pessoas na equipe que saibam interpretar os dados fornecidos ou observados por essas mídias, gerando relatórios precisos e que vão de encontro às reais necessidades do que busca a empresa e também os consumidores.

Campanhas erradas ou mal direcionadas podem servir como um grande atalho para o insucesso, assim como respostas inadequadas nas redes sociais ou muito demoradas.

O processo de comunicação precisa estar inteiramente alinhado para que a conversão ocorra sem grandes sustos.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”