O que é uma marca forte? Para responder a essa pergunta, vou começar falando sobre o que uma marca não é!
Sua marca não é o seu produto, nem o nome que ela carrega, muito menos o logotipo ou o slogan que normalmente traz uma tradução do que ela quer representar. Sua marca é, acima de tudo, o que as pessoas conseguem ver, aquilo que as faz sentir alguma coisa.
Por isso existem marcas que são tão reconhecidas por representarem uma causa ou defenderem uma ideia: elas têm personalidade e mostram isso em suas atitudes, traduzidas em estratégias de marketing voltadas à construção de um branding forte e duradouro. E alguns pontos são essenciais para chegar a esse resultado.
Entenda o que o seu negócio está prometendo ao consumidor, mas não se esqueça do motivo que te leva a acordar todos os dias para fazer sua marca seguir em frente. Eu ainda me arriscaria a te aconselhar a não se esquecer do que te fez dar vida a essa marca, o que te fez tirar a ideia do papel e colocar em prática. É essa inspiração que sua marca precisa carregar e transmitir.
Ao mesmo tempo em que você deve lembrar das origens da criação da sua marca.
Isso mesmo, consistência e flexibilidade podem andar juntas, fazendo você seguir um propósito e também fazer adaptações conforme o movimento de mercado, para estar sempre presente e atual na mente do consumidor.
Ninguém gosta de ser mal atendido por um funcionário desmotivado ou descontente. Isso já diz muito sobre o que fazer para manter a sua marca forte: envolva seus funcionários, crie vínculos deles com a sua marca, e permita que eles acreditem e defendam a sua ideia. Não duvide, o cliente percebe quando o vendedor não acredita no produto ou na empresa que ele representa.
Recompense-os sempre que puder e dê a eles o posto de embaixadores da sua marca. Quanto mais pessoas ligadas ao seu negócio endossarem a imagem que você quer passar, maior será a sua credibilidade junto ao seu público.
Comprar nem sempre é uma ação racional. Por isso, entenda os desejos do seu cliente e faça tudo o que for necessário para chegar o mais próximo possível de realizá-los. Quem compra uma viagem, não compra a viagem, compra a experiência. E o seu cliente vai se lembrar sempre da sua marca quando for contar as histórias incríveis que viveu durante a viagem. Afinal, é nessas histórias incríveis mesmo que você quer estar, certo?