É notório que boa parte dos profissionais de marketing e também dos clientes sabem da importância da mídia programática. Porém, o entendimento do seu real funcionamento e de como isso pode resultar em conversões ainda se faz de maneira gradual e lenta.
A mídia programática nada mais é do que uma forma mais prática e direta de vender espaços de mídia online através de ferramentas. Todo esse processo não passa por situações que acabam deixando a ação mais lenta e morosa, tais como negociar direto com outra pessoa, incluir os anúncios manualmente, entre outras. Aqui a principal forma de compra e venda de espaços se dá por leilão, onde a maior oferta fica com o espaço oferecido.
Foi-se o tempo em que negociações desse tipo envolviam várias pessoas, de ambos os lados, com longas conversas, estratégias de compra e venda, levada de tempo e tudo mais. Com a mídia programática, os anunciantes compram o espaço que pretendem utilizar como se estivessem fazendo uma compra tradicional na Amazon, por exemplo.
Já que estamos falando dela, nada melhor do que se familiarizar com alguns termos muito comuns para quem trabalha com a mídia programática:
RTB (Real-Time Bidding): Refere-se ao modelo em que a compra dos espaços (leilões) acontece em tempo real.
AD Exchange: Aqui, você pode comprar a sua audiência de acordo com as suas preferências. Por exemplo: Mulheres entre 20 e 30 anos que gostam de cozinhar e que estejam cursando nível superior. Com essa plataforma você consegue encontrar preços de compra mais vantajosos. Essa determinação parte em conjunto, tanto do vendedor quanto do comprador.
AD Exchange: Aqui os sistemas conectam os anunciantes com sites que querem vender seu espaço publicitário através das ferramentas.
DSP (Demand-Side Plataform): É uma plataforma que auxilia o comprador a encontrar exatamente onde está o público que ele procura. “Quero comprar o homem de meia idade que acessou recentemente sites de compra de vinhos”. Pronto, a plataforma mostrará onde esse tipo de pessoa está.
ATD (Agency Trading Desks): O comprador, se preferir, pode concluir a sua compra através de agências ou dos Trading Desks, que são equipes que trabalham na união de DSP (como vimos anteriormente) e de tecnologias que abastecem audiência. Aqui, há um centro de excelência e qualidade no controle da mídia, que explora esse modelo de forma mais profunda.
A mídia programática é interessante pois trabalha de forma mais direta, incisiva e sem a perca de tempo com negociações, muitas pessoas envolvidas no processo e etc.