Como fazer pesquisa de satisfação com Google Survey

Marcio Chleba

Ela é, simplesmente, a plataforma de pesquisa com questionários online mais utilizada do mundo. Todos os dias milhões de profissionais de marketing digital, por exemplo, criam suas pesquisas para análise de dados dentro do Google Survey.

Como ele tem funcionalidades simples e diretas, acaba sendo a escolha de profissionais que não querem destinar muito do seu tempo à elaboração de questionários volumosos ou repletos de informações à serem respondidas. Com o Google Survey a pesquisa online precisa ser mais direta e objetiva.

 

Pessoas reais trazem respostas reais

 

O Google Survey faz perguntas reais, para pessoas reais e que, assim, fornecem respostas reais para análise de uma empresa, marca, produto ou serviço. Por ser econômico, simples e direto, ele auxilia – e muito – aqueles profissionais que desejam dados mais rápidos de serem analisados, seja para campanhas já em andamento ou para aquelas que ainda estão em fase de preparação.

É de fundamental importância reunir todas as informações possíveis dos seus clientes em potencial, afinal de contas, são eles que levarão você ao resultado final, que sempre gira em torno da conversão. De nada adianta levar horas, dias ou semanas elaborando uma grande estratégia de marketing digital se você não tem alguma noção de como o seu público pensa, age, o que ele espera, detesta, gosta e seus hábitos, em geral.

 

Alcançando o público certo do jeito certo

 

Com o Google Survey você deve preparar a sua pesquisa e direcioná-la ao seu público-alvo. Ou seja, fazer com que ela chegue às pessoas que você entende serem o foco para futuras conversões.

E essas pesquisas não precisam estar dentro do seu Facebook, site ou blog, por exemplo, elas podem aparecer em páginas de conteúdo específicos que o seu público acessa diariamente.

É importante salientar que pesquisas muito complexas ou com perguntas muito extensas tendem a serem abandonadas logo no início. Antes de formular o questionário, pense que o seu cliente (ou futuro cliente) pode estar dentro de um ônibus, metrô lotado ou alguma outra localidade com muito movimento e barulho. Seja o mais claro possível na sua pergunta e, de preferência, também o mais curto, desde que tudo o que você precisa perguntar esteja ali.

Às vezes uma pergunta de três linhas consegue ser mais direta e melhor interpretada do que outra de seis. Portanto, seja objetivo sem perder o intuito daquela questão.

A ferramenta possibilita, por exemplo, que a pesquisa receba um nome e seja definida por localidade dos usuários, idade, sexo, país e a região exata do país onde o questionário poderá ser visualizado e respondido.

A apresentação dos resultados do Google Survey também é de fácil interpretação, facilitando a assimilação do que os questionários mostraram e, assim, auxiliando na melhor tomada de decisão para uma campanha de marketing digital.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”