Como Facebook Look a Like pode aumentar o alcance e desempenho de suas campanhas

Marcio Chleba

 

Não seria nenhum absurdo começarmos esse texto chamando o Facebook de “monstro”. Mas não porque seu layout seja feio ou nada semelhante, mas usando esse termo dentro da ótica do marketing digital, já que ele é a maior rede social do mundo, com mais de 1 bilhão de contas ativas. Ou seja, um vasto terreno para campanhas cada vez mais assertivas e de grande margem.

O Facebook vem implementando e inovando bastante em suas ferramentas e possibilidades de marketing digital. O Facebook Ads vem ganhando notório espaço entre os profissionais da área por possibilitar a análise, direcionamento e compreensão dos mais variados dados da rede social, dando inúmeras possibilidades de campanhas dos mais variados tipos e para os mais variados públicos de serem trabalhadas.

A boa notícia é a de que parece que o Facebook não estacionou as suas ideias, focadas no marketing digital, nas já brilhantes ferramentas e opções que oferece. É nítido que a rede social quer evoluir ainda mais e avançar nesse sentido, o que para nós, profissionais da área, se torna algo fantástico e promissor.

 

Direto ao ponto: o que é Look a like do Facebook Ads?

 

A definição é “Público Semelhante”. Autoexplicativo, não é?

A ferramenta – que está dentro do Custom Audiences – tem como objetivo central: Melhorar e aprimorar o direcionamento das campanhas de marketing.

Ok, mas como?

Pense em uma configuração de segmento. É isso. O Look a Like consegue localizar outra centena de milhares de pessoas que tem interesses semelhantes aos do grupo que você já escolheu como sendo o seu “alvo”.

Em outras palavras, é como se a ferramenta buscasse por pessoas que compartilham das mesmas ideias e tem os mesmos interesses do seu público-alvo já selecionado. E acrescentasse a ele essas “novas” pessoas encontradas por afinidades.

Ele avalia o público que a sua campanha já conquistou através do comportamento dele. Seja porque já curtiram a sua página, compraram algo de você, pessoas que seguem e interagem com um perfil parecido ao seu, interação com outras marcas, sites que já acessaram e etc.

Se você parar para pensar, o Look a Like é uma inovação e tanto dentro da rede social, já que uma parte considerável do público está ativo ali, diariamente, em busca de interação, informações, produtos, serviços, ofertas e afins.

A chance da sua campanha de marketing em conseguir mais conversões também é gigantesca, já que a ferramenta executa um trabalho muito minucioso na hora de agregar um público com interesses semelhantes ao público já direcionado por você.

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”