3 estratégias de digital CRM para aumentar suas vendas

chleba

Obviamente por trabalhar ou ter interesse em marketing digital, você já se deparou com o termo CRM. A sigla significa Client Relationship Management ou seja a gestão de relacionamento com o cliente. Essa estratégia de negócios visa melhorar as receitas e a lucratividade de uma empresa além de reduzir custos e aumentar a fidelidade do cliente.


Aquela máxima de que o cliente tem sempre razão é real quando observamos os dados do setor. Mais de 86% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por uma ótima experiência do cliente. O dado da pesquisa da PwC em 2018 mostra que além de pagar mais, os consumidores também tem um grande aumento na disposição de ceder dados pessoais: 63% dizem que compartilhariam mais informações com uma empresa que oferece uma ótima experiência.

 

Oportunidades claras de avanços usando novas tecnologias tem um grande impacto na experiência do cliente.No parágrafo anterior te mostramos alguns motivos dos quais você deve investir nessa ferramenta para o aumento das suas vendas e agora vamos passar 3 estratégias focadas no digital CRM para você implementar o mais cedo possível.

1. Saiba identificar o perfil do cliente

 

Antes de criar uma estratégia voltada ao consumidor, você precisa entender que podem existir algumas segmentações, desta forma é preciso compreender qual é cada perfil. Essa persona você pode ser nichada por sexo, idade, cargo, localidade, estilo de vida, problemas comerciais e palavras-chave associadas a seus interesses atuais. 


Ao criar buyer personas, você consegue desenhar melhor impacto de cada produto ou serviço dentro da realidade daquele cliente. Quanto maior aprofundamento do conhecimento sobre o cliente, mais detalhes específicos podem ser pontuados e usados na hora de comunicação. 


Vale lembrar que usar o CRM para coletar dados de interesse sobre os permite que você crie cartelas personalizadas com itens específicos nos quais eles provavelmente terão interesse. 

 

  1. Quem não é visto, não é lembrado 

 

Após entender bem quem são os seus públicos, busque criar planilhas de dados sobre os clientes a partir disso você pode abordá-los em uma campanha digital. Uma boa estratégia é se conectar com eles usando suas preferências para fazer sugestões em sites ou de redes sociais além de ser impactados por anúncios.


Outra forma é através do email marketing, já que você pode sugerir determinados produtos ou serviços, com base em uma compra anterior feita pelo cliente. Não esqueça de alimentar seu blog com artigos que estão no radar de interesse do cliente, você pode tirar ideias através de feedbacks ou comentários nas redes sociais. Isso ajudará subir a relevância do seu site. 

 

3- Foco no pós-venda

 

Além de captar os clientes, é preciso pensar em táticas para retê-los e fidelizá-los. O pós-venda é um planejamento essencial para quem quer ter uma grande cartela de clientes. Outro dado da pesquisa da PwC mostrou que 49% dos consumidores da América Latina afirmaram que abandonariam uma marca que amam depois de apenas uma experiência ruim.

 

Desta forma, os canais de atendimento são importantes para entender essa demanda. Analise cada solicitação ou feedback e elenque para o nicho representante, quais recursos serão usados ​​para resolver o problema e como as atualizações de status serão compartilhadas para garantir que o problema seja resolvido. Uma vez criada a dinâmica e regras do fluxo de trabalho, um bom sistema CRM pode automatizar todo processo.

 

Mantenha uma rede de registro do histórico de todos os contatos, para que as equipes de atendimento ao cliente possam visualizar as informações. Consequentemente uma visão clara será criada para obter um melhor entendimento de como ajudar e o que pode então ser usado para melhorar a satisfação do cliente.