Elimine as barreiras que impedem o crescimento de suas vendas

chleba

O produto é bom, o preço é atrativo e a concorrência não costuma te afetar tanto assim, mas você ainda sente que suas vendas não crescem o suficiente, por mais esforços que sejam feitos para melhorar esse cenário.

Parece uma descrição da sua situação, assim como a de muitas outras empresas por aí, e é isso que nos ajuda a definir um panorama capaz de prever e mudar práticas comuns, que são verdadeiras barreiras impedindo o aumento das vendas. E quando a gente detecta o que está causando o problema, fica mais fácil corrigir.

Aplique o princípio da qualidade em tudo.

Sabe por quê? O cliente que está feliz com você pode demorar um pouco mais para reparar, mas aquele que observa os detalhes com mais atenção já percebe, logo de cara, quando falta qualidade. E não falo só do objeto da venda em si, mas de tudo o que envolve o processo.

O site tem que ter uma boa navegabilidade, as informações relevantes precisam ser encontradas com facilidade, os canais de contato precisam estar disponíveis (e funcionando bem!), enfim, o cliente deve perceber que você está realmente disposto a resolver os problemas dele, seja com o produto/marca que você vende, ou com a atenção que você dá para isso.

Você não vende algo para o cliente usar, simplesmente. 

Você vende algo para que ele seja beneficiado de alguma forma.

Mas aí você vai me perguntar: mas não é a mesma coisa? Não! é bem diferente, aliás.

Eu não preciso comprar lentes da marca X para meus óculos, elas custam a mesma coisa e cumprirão o mesmo papel das lentes mais baratas. Mas você pode me convencer de que a marca X vai reduzir drasticamente minhas chances de ter algum problema ocular mais sério no futuro. Vamos lá! Você consegue! E tudo isso apenas utilizando as palavras e a estratégia certas. O marketing do jeito certo.

Coerência 

A palavra, em si, tem um significado bem amplo. Mas quando falamos em marketing e vendas, ela vem para definir como deve ser todo o processo, desde o marketing propriamente dito, até o pós-venda.

Se você oferece um benefício, ele deve estar presente no discurso que você usa para atrair o cliente (meu produto facilita a sua vida), no atendimento que você oferece durante a compra (olha como eu facilito a sua vida!) e até na necessidade de resolver problemas decorrentes da compra (não disse que facilitaria sua vida?).

Confiança

Não é só no produto e nos benefícios dele que o cliente precisa confiar, mas no cumprimento do prazo de entrega, na ausência de problemas ou na facilidade em tentar resolvê-los, e até mesmo se o cliente desistir da compra. Em marketing falamos muito sobre relacionamento, e ele também pode ser construído no fim de uma transação, deixando abertura para muitas outras.

Investimento em marketing é peça importante para suas vendas

Não deixe que esse investimento seja visto como desnecessário, sendo o primeiro descartado durante uma crise. Marketing não é só post no Instagram ou anúncio bonito, é uma forma de traduzir tudo o que a sua marca representa em um discurso vendedor, que valoriza a sua empresa, e a coloca sempre em primeiro lugar para o seu público.

E não estar em primeiro lugar já é uma grande barreira que impede vendas.