O que é um Marketplace?

Marcio Chleba

Como o próprio nome sugere, o marketplace nada mais é do que um shopping virtual, onde diversos produtos e lojas encontram-se em um mesmo lugar. Para o consumidor é um ótimo negócio, já que ele pode verificar preços, promoções e variedades em um mesmo endereço virtual – site.

Vantagens de um marketplace

A visibilidade pode ser considerada a grande vantagem desse tipo de negócio. Quanto mais acesso o site tem, mais sólidas as suas campanhas e divulgação de seus produtos serão. E tomamos como exemplo o seguinte, para melhor entendimento:

Suponhamos que um grande amigo seu é dono de uma loja de peças de automóveis. Uma loja já conhecida e consolidada. Agora, imagine que você está começando no ramo, também vendendo peças para automóveis, e esse seu grande amigo lhe oferece um espaço na já conhecida loja dele, onde você poderá vender os seus produtos e lhe pagar uma porcentagem. É isso.

A loja desse amigo acabará ajudando a alavancar a sua, já que muitas pessoas já o procuram naturalmente por ele ser uma empresa conhecida, e essas mesmas pessoas passarão a ter contato com os seus produtos, abrindo assim mais possibilidades de conversão.

No Brasil, por exemplo, as empresas que trabalham no modelo marketplace atingem cerca de 40 milhões de consumidores em potencial, o que por si só já justifica que se trata de um negócio altamente rentável e que, se bem trabalhado, pode gerar ótimas receitas.

A oportunidade é ótima

O marketplace permite que os próprios vendedores e revendedores cadastrem os seus produtos a serem comercializados, se responsabilizando pelo fornecimento, entrega e emissão de Nota Fiscal.

Além disso, com essa ferramenta de venda, você não precisa se preocupar em ter um local para armazenar grandes quantidades de mercadoria, já que o trabalho aqui é automatizado por demanda.

É também importante frisar que a gama de produtos que a sua empresa pode ofertar num marketplace não tem limites. Ou seja, tomando como exemplo a loja de peças para automóveis que falamos anteriormente, você pode estender a sua abrangência para itens de limpeza também de automóveis, ou utensílios de conforto para viagens em família e afins. Nesse ponto, a criatividade é toda sua.

A fidelização dos clientes também está presente aqui, já que inúmeras ferramentas e opções de campanhas promocionais podem ser pensadas e inseridas de acordo com os produtos que você oferta e, claro, com os anseios do seu público-alvo.

Se comparado à outras estratégias de marketing, o marketplace tem custos menores e uma automação muito mais prática e direta, pois os custos operacionais com um departamento de TI, por exemplo, são desnecessários, já que uma mesma empresa que ofereça serviços de publicidade e marketing pode lhe oferecer as ferramentas e suportes essenciais que você precisa. E tudo dentro de uma mesma plataforma.

Como dica final, seria interessante criar parcerias ou alternativas de logística interessantes, para lidar com fretes mais baratos. Muitos clientes em potencial se atentam muito aos valores da entrega de um produto e também ao prazo que levará para que a compra chegue em suas mãos.

Nenhum cliente quer pagar 20% do valor da compra em frete e esperar várias semanas para receber o produto, não é verdade?

Quer saber mais: clique aqui 

Marcio Chleba
Marcio Chleba é sócio fundador da agência Chleba, atuou por 8 anos como professor de pós-graduação da ESPM e é autor do livro “Marketing Digital - Novas tecnologias e novos modelos de negócio”